domingo, 29 de abril de 2012

Media, Modos e Aprendizagem (na Aprendizagem a Distância)

 Os Media quando utilizados em contexto educacional, são canais para fazer passar os modos (estímulos), com a capacidade de diminuir a distância transaccional.


Como ferramentas de media temos:
 
Texto e impressão - é o modo de apresentação mais popular, simples de usar e transportar, tem baixo custo, mas pode tornar-se um modo passivo e mecânico de aprendizagem, não é interactiva

Gráficos e Vídeo - Podem aumentar o interesse dos utilizadores, permite uma distribuição rápida da informação. O interesse e o impacto que a informação apresentada pode gerar, são afectadas pelo tipo de letra, tamanho e cores usadas.

Videoconferência - Dão a sensação de contacto directo, são uma opurtunidade para aprendizagens de qualidade, o factor interactividade reduz a distância transaccional. O custo é elevado em relação a outros modos.

Audio - Ajuda a memorizar, a organizar o pensamento e a formar conceitos. A utilização da voz humana é uma ferramenta de ensino familiar poderosa, embora não seja interactiva.

PDAs - Dispositivos faceis de transportar e com grande capacidade de armazenamento de ficheiros, audio, video e texto, talvez seja o caminho a seguir na educação online. Poderão ser ultrapassados pela crescimento e evolução dos "smartphones" cada vez com mais funcionalidades e capacidade de armazenamento.

Internet - está directamente associada á educação online, de uma utilidade inegável, como meio de pesquisa, de partilha e de comunicação. Pode ser utilizada a favor dos professores e dos alunos, tendo a desvantagem de poder ser confusa e prestar informações pouco correctas a quem não tenha destreza suficiente para "navegar".


  • J. Vermeersch  e Brussel, Het Gemeenschasonderwijs. (2006),  referem que "a partir dos anos 90, à medida que as novas tecnologias móveis se foram tornando mais baratas, emergiram novas formas de comunicação e estabeleceram-se novas culturas e subculturas no uso da tecnologia. Neste momento, ainda não atingiram a maturidade enquanto ambientes de aprendizagem, mas têm indubitavelmente esse potencial."( Iniciação ao Ensino a Distância,cap. I, pag. 14 e 15)
  • Moran (2005), diz mesmo que as tecnologias evidenciando, na educação a distância, os pontos principais de qualquer processo de educação, a interacção e a interlocução, entre todos os que estão envolvidos no processo de aprendizagem.

Mayer (2001, p. 184) sugeriu sete princípios multimédia na aprendizagem, dos quais depende o impacto da multimedia no ensino:

 "1. Princípio Multimédia: os alunos aprendem melhor a partir de palavras com gráficos ou imagens do que de palavras isoladas.

2. Princípio de contiguidade espacial: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas lado a lado na página ou no ecrã.

3. Princípio da contiguidade temporal: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas em simultâneo em vez de sucessivamente.

 4. Princípio da coerência: os alunos aprendem melhor quando palavras estranhas, imagens e sons são excluídos em vez de incluídos.

5. Princípio da modalidade: os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração sonora em vez de animação e texto no ecrã.

6. Princípio da redundância: as pessoas têm uma capacidade limitada para processar material visual e auditivo que é apresentado simultaneamente, portanto, os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração do que uma combinação de animação, geração e texto no ecrã.

7. Princípio das diferenças individuais: os efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimento do que alunos com muitos conhecimentos, e para alunos com elevada capacidade espacial do que para alunos de baixa capacidade espacial."


Comentário pessoal:
Todos estes meios utilizados na educação a distância têm como objectivo facilitar e ajudar o estudo e a aprendizagem, mas também têm a intenção de diminuir a distância transaccional. Os modos, devem ser escolhidos tendo em conta o publico-alvo a que a aprendizagem se destina, bem como os custos e os meios necessário para aplicá-los.





Bibliografia
  
Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online.


 J. Vermeersch  e Brussel, Het Gemeenschasonderwijs. (2006), Iniciação ao Ensino a Distância.


Moran, J.M. (2005). “O que é a Educação a Distância”













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